RUI FALCÃO: COMO DEMOCRATIZAR O ESTADO? – 20 Minutos Entrevista

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) debateu com o jornalista Breno Altman a necessidade de democratizar o Estado brasileiro e defendeu pontos como uma Assembleia Constituinte que revogue a tutela militar sobre os poderes da República, a desmilitarização da segurança e uma reforma militar como prioridades para radicalizar a democracia no Brasil. “É preciso mudar a formação dos militares, acabar com a teoria do inimigo interno. A Guerra Fria já acabou, não há subversão no Brasil, ou há pelo lado contrário”, afirmou, durante o programa 20 MINUTOS desta quarta-feira (01/06).

Outro tópico abordado por Falcão foi a urgência de confeccionar uma nova lei de democratização dos meios de comunicação, um desafio que não foi enfrentado pelos governos petistas de 2003 a 2016. Defendeu a urgência democrática de regular não apenas os meios tradicionais de comunicação, como também os grandes grupos internacionais que controlam as redes sociais e plataformas digitais na internet.

“Não há nenhuma intenção de censurar esses meios, porque a Constituição proíbe, mas há a necessidade de haver uma regulação das plataformas, como está sendo feito na Europa, para impedir as chamadas fake news”, disse, classificando as plataformas digitais como “verdadeiros mecanismos de produzir resultados, inclusive eleitorais”.

Rui Falcão é graduado em direito, mas desempenhou trabalhos como jornalista em diversos jornais, como A Gazeta, Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, revista Exame, entre outros. Opositor ao regime militar de 1964, participou ativamente do movimento estudantil e foi militante da VAR-Palmares, o que resultou em sua prisão em 1970.

Desde 1982 é membro do PT e presidiu o partido. Em 2010, foi coordenador da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República. Já exerceu diversos mandatos como deputado estadual e federal.

00:00:00 – Abertura
00:05:04 – Bolsonaro é neofascista?
00:07:44 – A democracia brasileira tem desaparecido sem ser formalmente extinta
00:12:26 – Um outro tipo de Estado no Brasil
00:14:37 – Rui Falcão: os partidos não são eternos
00:15:50 – O Brasil deve convocar uma nova Assembleia Constituinte?
00:25:28 – Plebiscito contra o presidencialismo de coalizão?
00:28:22 – Romper com a tutela militar
00:32:02 – A reforma eleitoral
00:36:27 – Por que os governos petistas não propuseram uma lei de democratização dos meios de comunicação?
00:42:37 – Para Falcão, os tribunais deveriam instituir mandatos para seus representantes
00:43:40 – A magistratura dupla rejeitada no STF
00:49:41 – Orçamento secreto versus orçamento transparente
00:52:40 – Indicações de Rui Falcão para livros, séries e filmes

Vejam a matéria completa: https://operamundi.uol.com.br/20-minutos/74852/rui-falcao-e-preciso-acabar-com-a-teoria-militar-do-inimigo-interno
—-
Quer contribuir com Opera Mundi via PIX? Nossa chave é apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.). Desde já agradecemos!

Assinatura solidária: www.operamundi.com.br/apoio

source

Leave a Reply

Your email address will not be published.